Agosto pode já estar quase no fim mas ainda vai a tempo de descobrir algumas das mais belas igrejas e capelas à beira mar. Deixamos-lhe algumas sugestões para que fique a conhecer a riqueza do nosso património enquanto descansa na praia. 

Capela do Senhor da Pedra

Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia

Erguida sobre um rochedo em 1686, esta capela é encantadora e mágica! A romaria ao Senhor da Pedra é uma das mais tradicionais em Vila Nova de Gaia. O edifício de estilo barroco tem uma construção hexagonal e, no topo, diversas estátuas religiosas.

Capela Nª Srª da Rocha

Porches, Algarve

O atual forte tem no seu interior uma ermida cuja data de construção é desconhecida. De acordo com uma lenda local a sua construção está ligada a uma aparição da Virgem, tendo D. Dinis mandado construir a fortificação para a proteger. Sabe-se que D. João III mandou erguer o forte para defender a praia dos piratas mouros.

O Forte e a Capela de Nossa Senhora da Rocha encontram-se classificados como Imóvel de Interesse Público e já sofreram uma intervenção parcial de consolidação e restauro.

Igreja de São Roque

Ilha de São Miguel, Açores

Situada em São Roque, na costa sul da maravilhosa Ilha de São Miguel, no Arquipélago dos Açores, a bonita Igreja de São Roque terá sido construída na continuação de um templo anterior.

Sobranceira ao mar, no topo de uma falésia, a Igreja de São Roque terá sido a primeira Igreja Barroca do arquipélago dos Açores. É caracterizada pela sua bela fachada, com torre sineira, e capela anexa, decorada com bonitos azulejos do século XVII.

Igreja Nosso Senhor dos Navegantes

Caxinas, Vila do Conde

O lugar é famoso pela chamada Igreja do Barco, Igreja Paroquial das Caxinas e Poça da Barca, devido à forma em barco. O nome oficial é Igreja Paroquial do Nosso Senhor dos Navegantes. A paróquia foi fundada em 1944 por desanexação da paróquia de Vila do Conde. A paróquia das Caxinas é a maior do concelho de Vila do Conde.

Igreja Matriz da Costa Nova

Ílhavo, Aveiro

Existem, atualmente na Costa Nova, duas igrejas. A antiga, mais conhecida por Capela da N.ª Sr.ª da saúde, a qual foi constituída no areal junto à praia. O santo padroeiro é, neste caso, a N.ª Sr.ª da Saúde, existindo também na capelinha as imagens de St. Amaro, de N.ª Sr.ª de Fátima e de S. José.

Ao lado desta foi erguida uma nova igreja, uma vez que a antiga já não oferecia condições de recolher um elevado número de fiéis que na época balnear aí se dirigiam numa demonstração de fé. Esta, porém, de linhas mais modernas foi construída em forma hexagonal, tendo no seu interior grandes painéis de azulejo e uma única imagem, a da padroeira, N. Sr.ª da Saúde. Foi inaugurada a 30 de Abril de 2000.

Igreja da Luz

Lagos, Algarve

Não se sabe em que ano a ermida, hoje capela-mor, foi edificada. Sabe-se, no entanto, que a imagem de Nossa Senhora da Luz foi cativa dos mouros, quando estes frequentavam a baía de Lagos. No zimbório da capela-mor, pode ler-se 1521 e algumas letras góticas, cujo significado se desconhece.

Após ter sido a imagem de Nossa Senhora da Luz resgatada dos mouros, o rei enviou-a para a sua igreja, tendo mandado construir uma fortaleza em volta da igreja para assim a proteger. O corpo da igreja foi construído no ano de 1874, sob supervisão de João Marreiros Neto.

Nesta igreja, existe uma pia baptismal única na região algarvia, com sete quinas que significam os sete sacramentos.

Capela Boa Nova

Leça da Palmeira, Porto

A Capela da Boa Nova fica situado na freguesia de Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, Distrito do Porto.

Esta capela, de invocação de S. João, esteve durante muitos anos ligada aos eremitas Franciscanos. Estes estabeleceram-se neste local até 1475, onde existia um pequeno mosteiro. A Capela da Boa Nova esteve sempre muito ligada também à população de Leça da Palmeira, aos pescadores de maneira particular, porque ali se celebrava o patrono, com animadas festas populares.

Escreva aqui o seu comentário