Uma das nossas missões é possibilitar aos nossos clientes produtos que proporcionem experiências sonoras únicas: é o caso do órgão digital.

Em 1954 iniciamos a importação e comercialização dos tradicionais harmónios de pedais das melhores marcas francesas e alemãs. Foi na década de 70 que firmamos uma parceria com um dos maiores fabricantes de órgãos da Europa, a Viscount Organs Corporation.

Aliando o conhecimento de mais de 100 anos à inovação na tecnologia digital, a Viscount tem vindo a desenvolver diversos softwares de som, modelagem entre outros que tornam os seus órgãos num produto com vantagens exclusivas e de alto desempenho.

órgão-digital

No entanto, por muito modernos que os órgãos possam ser, devem sempre ter uma manutenção regular e preventiva. Desta forma estarão a preservar o bom funcionamento do instrumento promovendo ao mesmo tempo uma boa imagem do local onde este está inserido.

Neste artigo vamos partilhar 3 dicas para uma manutenção cuidada do instrumento.
manutenção-de-orgao-para-igreja
1. Evitar colocar materiais por cima do órgão

Não devem ser colocados vasos, garrafas ou outros itens de decoração que contenham líquidos. Devem também evitar elementos que causem uma força excessiva na estrutura no órgão ou dos seus controlos (registos, puxadores, etc.). A condensação pode danificar o seu revestimento, e o derrame de líquidos pode resultar em danos irreversíveis.  Não se recomenda  a colocação de coberturas de tecido ou outro material sobre o órgão, para evitar concentração de humidade.  Recomenda se a colocação de um feltro de cobertura  em cada teclado, para reduzir a entrada de pó nos contactos dos teclados.

2. Evitar a exposição directa da luz solar ou locais com elevada humidade

As mudanças de estação são o pior inimigo do órgão digital. O inchar e encolher da madeira afetam o funcionamento mecânico, podendo até levar a madeira a rachar ou peças a descolar. Devem manter o órgão longe de fontes de calor como radiadores, lareiras e aparelhos de ar condicionado; evitar unidades que gerem uma forte interferência como rádios ou televisões; e sobretudo evitar locais húmidos.

Muitas igrejas ou locais de culto estão sujeitos a grandes níveis de humidade proveniente do solo e do ambiente, sobretudo no inverno. Nestes casos é importante não deixar que a humidade ultrapasse os 42% de forma a reduzir a deterioração dos componentes e assim preservar a utilização e duração do órgão.

Vejam aqui os dois produtos que sugerimos para solucionar este problema:

Vareta desumidificadora para órgão

vareta-de-humidade-para-teclado

Módulo limitador de humidade para órgão

conjunto-desumidificador-para-teclados
3. Efetuar a limpeza do órgão com um pano seco

Quando limpam o órgão devem utilizar apenas um pano seco e macio e nunca detergentes, polidores de móveis, solventes ou álcool, pois estes vão danificar o seu revestimento.

Aplicando estas 3 regras vão prolongar a utilização e o bom funcionamento do órgão electrónico evitando assim gastos extras com reparações que podem ser evitadas! Caso tenham dúvidas quanto a estas sugestões de manutenção os nossos técnicos estão disponíveis para as esclarecer!

Temos ainda uma sugestão!

Se leram este artigo provavelmente praticam ou conhecem alguém que pratique órgão. Neste sentido sugerimos que subscrevam à nossa newsletter e recebam gratuitamente o ebook “Noções básicas e princípios de registação em órgão”

ebook-principios-de-registação-em-orgaos-contexto-liturgico

Escreva aqui o seu comentário