Caracteristicas
Gerador de som
Desenvolvido pela Tecnologia Physis®
A Sonus celebra um novo marco na reprodução do som dos órgãos clássicos, pois combina efetivamente as tecnologias RAR (Real Audio Rendering) e Physis®, ambas desenvolvidas pelo departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da marca Viscount. A Tecnologia Physis® baseia-se na criação de algoritmos matemáticos complexos e capazes de simular os fenómenos físicos e acústicos subjacentes à geração de som no órgão de tubos. É uma abordagem completamente diferente da amostragem de som digital comum, pois cada nota, cada acorde, cada nuance do desempenho não é o resultado de uma simples “reprodução” de um som, mas decorre de um processo de geração de som que opera de forma fluída em tempo real, assim como ocorre organicamente e naturalmente num instrumento físico. Os algoritmos de modelagem que tornam os órgãos Physis® tão únicos são o resultado de uma monumental quantidade de trabalho que agora permite a criação de instrumentos inovadores e versáteis, redefinindo o estado da arte.
Amplificação
Amplificação RAR (Real Audio Rendering)
O coração deste sistema é um poderoso algoritmo de processamento de som em tempo real que, em conjunto com quatro novos canais de áudio adicionais colocados em pontos específicos do órgão, é capaz de recriar com grande precisão o campo acústico produzido por um órgão de tubos reais num espaço de grande reverberação. Graças à tecnologia RAR, é possível gerir totalmente a impressão de espaço tridimensional em que o instrumento fica. Tudo isto é possível sem ser necessário adicionar um altifalante. A versatilidade da tecnologia Physis®, juntamente com um minucioso estudo sobre a otimização de componentes, permitiu integrar todo o sistema dentro desta gama de órgãos, criando instrumentos compactos e extremamente funcionais.
Além da amplificação tradicional, existem dois pares de altifalantes de gama completa em pontos estratégicos no órgão: um par nos painéis exteriores e um par no painel superior. Desta forma, como o som vem de diferentes posições, é possível simular as múltiplas reflexões das paredes, teto e piso de um grande espaço reverberante. O efeito é bastante surpreendente e poderá ser comparado como quando adiciona um sistema de surround à sua televisão doméstica!
Teclado
A mecânica das teclas dá a impressão de um verdadeiro “Tracker Action”, obtendo a velocidade de atuação das teclas – tornando possível sentir o efeito “Tracker Touch”. Isto é, a correlação entre o “toque” do organista e o ataque transiente de cada tubo virtual. O teclado não é apenas confortável e consistente para tocar, mas também dinamicamente sensível, sendo bastante útil para os sons MIDI e Orquestra.
Conexões
Além das conexões Standard (MIDI In, Out, Thru, Headphones e entradas stereo), há um microfone com controlo de ganho, 4 saídas externas múltiplas + Sub – com a opção de as expandir para 12 + 1 (Sub). Também há conexões de host USB e Device.
Para a conexão USB Host, é possível usar um thumb drive para salvar e fazer upload de configurações de som.
Para a conexão do dispositivo USB, poderá ligar-se a um computador para personalizar todos os aspetos do órgão. Com o opcional “Physis Editor” para computador, poderá modificar cada registo único para cada nota – incluindo volume, pitch, disposição espacial entre muitos outros parâmetros.
Interface
Os botões e abas para ativar e desativar os registos, os pistões e todos os outros comandos foram ergonomicamente projetados para responder rápida e facilmente às necessidades do utilizador. O display está convenientemente localizado no painel lateral com o seu próprio conjunto de controlos designados. O layout é inteligentemente integrado com o instrumento para permitir possibilidades ilimitadas e personalização ao utilizador.
Pedais
Os dois pedais fornecem um movimento fluido e preciso, permitindo o controlo completo do volume para o Teclado II, o volume para o Teclado I, bem como o Crescendo.
Fábrica Igreja Paroq Nª Sª Conceição da Póvoa de Varzim –
Estamos satisfeitos e a aquisição correspondeu às nossas expectativas.