Igreja de Santo Antão de Évora

Restauro e conservação de sinos e cabeçalhos e Restauro do Teclado Mecânico

A Igreja de Santo Antão ou Igreja Paroquial de Santo Antão foi construída entre 1957 e 1963é um monumento religioso da cidade de Évora, estando situado na Praça do Giraldo, freguesia de Évora. A Igreja de Santo Antão está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1970.

O restauro insere-se no projecto PASEV – Patrimonalização da Paisagem Sonora de Évora, coordenado pelo polo local do Centro de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e pelo Centro Interdisciplinar de História, Cultura e Sociedades (CIDEHUS), a cargo do Dr. Rodrigo Teodoro de Paula, investigador da UE (Universidade de Évora).

Esta intervenção teve como propósito não só o restauro e conservação dos sinos e cabeçalhos do carrilhão mas também a recuperação dos toques manuais. A nossa intervenção decorreu entre os meses de outubro de 2022 e maio de 2023.

A intervenção da Fundição de Sinos de Braga incidiu no restauro dos 10 sinos e 4 cabeçalhos, que apresentavam bastante sujidade e oxidação, estando a madeira bastante deteriorada. Foi necessário corrigir os cabeçalhos de forma a que estes possam bamboar para execução dos toques manuais. Fez também uma intervenção de restauro do teclado mecânico através de uma limpeza e remoção das oxidações superficiais e incrustadas, fornecendo um novo teclado idêntico ao original.

Data: 24/05/2023
Onde: Igreja de Santo Antão
Dono de Obra: Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Santo Antão
Área de Intervenção: Restauro de sinos e cabeçalhos e Teclado Mecânico