Igreja de São Romão de Carnaxide
Restauro e conservação de sinos e cabeçalhos
A Igreja de São Romão de Carnaxide, situada no centro histórico de Carnaxide, nasce da visita do senhor Arcebispo de Lisboa, D. Luís de Sousa em 1676, mas só em 1694 é que termina, com a construção da sacristia. Com o terramoto de 1755, a estrutura do templo ficou bastante danificada, pelo que nos anos seguintes foram executadas obras de reconstrução do espaço.
Recentemente, verificou-se a necessidade de uma intervenção de conservação, restauro e resolução de anomalias no exterior, liderada pela construtora Cobeng, com a participação da Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda. nos trabalhos relacionados com o restauro dos sinos e cabeçalhos.
Os 5 sinos existentes apresentavam fracturas extensas, faltando até partes do sino, oxidação das ferragens e badalo, e cabeçalhos bastante degradados.
A intervenção da Fundição de Sinos de Braga passou pela identificação e restauro de todas as anomalias detectadas nos sinos e nos seus acessórios. Foi necessário produzir novos cabeçalhos em madeira, badalos, badaleiras, reparar asas e restaurar as fracturas existentes em alguns sinos através do processo de soldadura.