Na semana em que o Santuário do Bom Jesus do Monte celebra o primeiro aniversário da inscrição do Bom Jesus na Lista do património Mundial da UNESCO, a Confraria marcou esta data com diversas celebrações (acompanhem por aqui), entre as quais salientamos a requalificação da Torre Sineira do Culto e a inauguração do espaço museológico da Torre Sineira e do Coro Alto.
A requalificação dos sinos da Torre Sineira ficou ao encargo da Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., sendo esta intervenção marcada pelo momento em que os sinos voltaram a ser tocados manualmente pelo sacristão e sineiro da Paróquia de Arentim e pelo Eng. Carlos Jerónimo. Com os sinos requalificados, agora é possível aos visitantes usufruir da experiência do toque manual (podem marcar aqui a vossa experiência). Segundo o secretário da Confraria Dr. Varico Pereira, a prioridade será “que não se perca esta tradição do toque do sino“, uma ideia que surgiu do Encontro Paisagens Sonoras organizado em 2019 pelo Bom Jesus, onde o intuito é que os sinos sejam tocados manualmente em todas as Paróquias pelo menos uma vez por mês.
Para a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda. tanto a requalificação da Torre Sineira como a criação do espaço museológico são marcos importantes na preservação e valorização do património sineiro existente, podendo também despoletar o interesse nesta matéria por parte da população, levando a uma maior valorização dos sinos e dos seus toques.
O Santuário do Bom Jesus do Monte é constituído por duas torres sineiras: a torre sineira do carrilhão e do relógio (Torre Norte), que contém um carrilhão de 9 sinos em FÁ, a torre sineira do culto (Torre Sul), que está dotada de quatro sinos modelo “antigo” ou gótico”. São peças com um som límpido e têm um bom trabalho de fundição artística.
A nossa intervenção consistiu na colocação na escadaria da Torre Sul os 3 sinos mais pequenos do carrilhão histórico, e no restauro dos sinos existentes nesta torre. A intervenção de restauro consistiu no levantamento dos dados que caracterizam cada sino, avaliação do estado de conservação – sinos e cabeçalhos (estruturas de suporte) e consequentemente os trabalhos de restauro necessários.
Os trabalhos de restauro focaram-se na limpeza dos sinos, removendo depósitos calcários e tintas da superfície, no tratamento e conservação do bronze, protecção das badaleiras e metalização dos badalos.
Nas estruturas de suporte dos sinos, nomeadamente os cabeçalhos, nos sinos 1 e 2, foi aplicado um tratamento às madeiras de forma a manter o seu bom estado de conservação; para o sino 4 foi fabricado um novo cabeçalho e para o sino 3 foi necessário substituir o “pé do cabeçalho” – parte inferior. No cabeçalho do sino 1 também foi necessário substituir várias partes. De forma a manter o máximo de elementos originais possível, as ferragens históricas forjadas foram aproveitadas, tendo sido colocadas roscas em aço inoxidável e levando um tratamento para sua conservação através da metalização e pintura.
Foram ainda colocadas cordas de sisal com nós manuais nos badalos.
Ao longo deste artigo partilhamos imagens e os registos históricos de cada sino da torre do culto do Santuário do Bom Jesus do Monte:
1º Sino
Nota Musical:
SOL#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.94 m
Peso (aproximado):
450 Kg
Ano de fundição:
1766
Imagens:
Cruz + Crucifixo
Inscrições na linha superior:
“LAUDATE * EUM * IN *CIMBALIS * BENNESONANTIBUS * ANNO * DOMINI * 1766 * ”
(Lovai-O em címbalos bem sonoros * Ano do Senhor * 1766) – Citação do Livro dos Salmos, Salmo 150,53
Inscrições na linha inferior:
“ * ECCE * CRUCEM * DOMINI * FUGITE * PARTES * ADVERSAE * ESTE * SINO * DEU * MANOEL * REBELLO * DA COSTA * E COMPANHIA”
(Eis a Cruz do Senhor * Fugi partes inimigas * Este sino deu Manuel Rebelo da Costa e Companhia)
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS RODRIGVES ME FECIT BRACHARAE”
(José Rodrigues me fez em Braga)
2º Sino
Nota Musical:
DÓ#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.71 m
Peso (aproximado):
185 Kg
Ano de fundição:
1766
Imagens:
Nossa Senhora de Guadalupe (não há certezas quanto à Senhora representada nesta imagem)
Inscrições na linha superior:
“ *IHS * MARIA * JOZE * ANNO * DOMINI * 1766”
(Jesus Cristo * Maria * José * Ano do Senhor * 1766)
Inscrições na linha inferior:
“ * ECCE * CRUCEM * DOMINI * FVGITE * PARTES * ADVERSAE”
(Eis a Cruz do Senhor * Fugi partes inimigas)
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS RODRIGVES ME FECIT BRACHARAE”
(José Rodrigues me fez em Braga)
3º Sino
Nota Musical:
FÁ#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.52 m
Peso (aproximado):
80 Kg
Ano de fundição:
1789
Imagens:
São João Batista + Cruz
Inscrições na linha superior:
“ IHS * MARIA * JOZE * 1789 *”
(Jesus Cristo * Maria * José * 1789)
Sinete do fundidor:
“JOANNES FERREIRA LIMA ME FECIT BRACHARAE”
(João Ferreira Lima me fez em Braga)
4º Sino
Nota Musical:
DO#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.35 m
Peso (aproximado):
25 Kg
Ano de fundição:
1816
Imagens:
Nossa Senhora das Dores + Crucifixo
Inscrições na linha superior:
“ * IHS * MARIA * JOZE “
(Jesus Cristo * Maria * José)
Inscrições na linha inferior:
“ 1816”
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS FELIS PEREIRA SANCTUS ME FECIT BRACHARAE”
(João Feliz Pereira Santos me fez em Braga)
Sabe se os sinos da sua Paróquia estão em bom estado de conservação?
O bom estado de conservação dos sinos é importante não só para a preservação do património, mas sobretudo por questões de segurança. As nossas equipas realizam deslocações gratuitas para estudos, diagnósticos especializados e orçamentação. Solicite-nos o seu orçamento.
Na semana em que o Santuário do Bom Jesus do Monte celebra o primeiro aniversário da inscrição do Bom Jesus na Lista do património Mundial da UNESCO, a Confraria marcou esta data com diversas celebrações (acompanhem por aqui), entre as quais salientamos a requalificação da Torre Sineira do Culto e a inauguração do espaço museológico da Torre Sineira e do Coro Alto.
A requalificação dos sinos da Torre Sineira ficou ao encargo da Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda., sendo esta intervenção marcada pelo momento em que os sinos voltaram a ser tocados manualmente pelo sacristão e sineiro da Paróquia de Arentim e pelo Eng. Carlos Jerónimo. Com os sinos requalificados, agora é possível aos visitantes usufruir da experiência do toque manual (podem marcar aqui a vossa experiência). Segundo o secretário da Confraria Dr. Varico Pereira, a prioridade será “que não se perca esta tradição do toque do sino“, uma ideia que surgiu do Encontro Paisagens Sonoras organizado em 2019 pelo Bom Jesus, onde o intuito é que os sinos sejam tocados manualmente em todas as Paróquias pelo menos uma vez por mês.
Para a Serafim da Silva Jerónimo & Filhos, Lda. tanto a requalificação da Torre Sineira como a criação do espaço museológico são marcos importantes na preservação e valorização do património sineiro existente, podendo também despoletar o interesse nesta matéria por parte da população, levando a uma maior valorização dos sinos e dos seus toques.
O Santuário do Bom Jesus do Monte é constituído por duas torres sineiras: a torre sineira do carrilhão e do relógio (Torre Norte), que contém um carrilhão de 9 sinos em FÁ, a torre sineira do culto (Torre Sul), que está dotada de quatro sinos modelo “antigo” ou gótico”. São peças com um som límpido e têm um bom trabalho de fundição artística.
A nossa intervenção consistiu na colocação na escadaria da Torre Sul os 3 sinos mais pequenos do carrilhão histórico, e no restauro dos sinos existentes nesta torre. A intervenção de restauro consistiu no levantamento dos dados que caracterizam cada sino, avaliação do estado de conservação – sinos e cabeçalhos (estruturas de suporte) e consequentemente os trabalhos de restauro necessários.
Os trabalhos de restauro focaram-se na limpeza dos sinos, removendo depósitos calcários e tintas da superfície, no tratamento e conservação do bronze, protecção das badaleiras e metalização dos badalos.
Nas estruturas de suporte dos sinos, nomeadamente os cabeçalhos, nos sinos 1 e 2, foi aplicado um tratamento às madeiras de forma a manter o seu bom estado de conservação; para o sino 4 foi fabricado um novo cabeçalho e para o sino 3 foi necessário substituir o “pé do cabeçalho” – parte inferior. No cabeçalho do sino 1 também foi necessário substituir várias partes. De forma a manter o máximo de elementos originais possível, as ferragens históricas forjadas foram aproveitadas, tendo sido colocadas roscas em aço inoxidável e levando um tratamento para sua conservação através da metalização e pintura.
Foram ainda colocadas cordas de sisal com nós manuais nos badalos.
Ao longo deste artigo partilhamos imagens e os registos históricos de cada sino da torre do culto do Santuário do Bom Jesus do Monte:
1º Sino
Nota Musical:
SOL#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.94 m
Peso (aproximado):
450 Kg
Ano de fundição:
1766
Imagens:
Cruz + Crucifixo
Inscrições na linha superior:
“LAUDATE * EUM * IN *CIMBALIS * BENNESONANTIBUS * ANNO * DOMINI * 1766 * ”
(Lovai-O em címbalos bem sonoros * Ano do Senhor * 1766) – Citação do Livro dos Salmos, Salmo 150,53
Inscrições na linha inferior:
“ * ECCE * CRUCEM * DOMINI * FUGITE * PARTES * ADVERSAE * ESTE * SINO * DEU * MANOEL * REBELLO * DA COSTA * E COMPANHIA”
(Eis a Cruz do Senhor * Fugi partes inimigas * Este sino deu Manuel Rebelo da Costa e Companhia)
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS RODRIGVES ME FECIT BRACHARAE”
(José Rodrigues me fez em Braga)
2º Sino
Nota Musical:
DÓ#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.71 m
Peso (aproximado):
185 Kg
Ano de fundição:
1766
Imagens:
Nossa Senhora de Guadalupe (não há certezas quanto à Senhora representada nesta imagem)
Inscrições na linha superior:
“ *IHS * MARIA * JOZE * ANNO * DOMINI * 1766”
(Jesus Cristo * Maria * José * Ano do Senhor * 1766)
Inscrições na linha inferior:
“ * ECCE * CRUCEM * DOMINI * FVGITE * PARTES * ADVERSAE”
(Eis a Cruz do Senhor * Fugi partes inimigas)
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS RODRIGVES ME FECIT BRACHARAE”
(José Rodrigues me fez em Braga)
3º Sino
Nota Musical:
FÁ#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.52 m
Peso (aproximado):
80 Kg
Ano de fundição:
1789
Imagens:
São João Batista + Cruz
Inscrições na linha superior:
“ IHS * MARIA * JOZE * 1789 *”
(Jesus Cristo * Maria * José * 1789)
Sinete do fundidor:
“JOANNES FERREIRA LIMA ME FECIT BRACHARAE”
(João Ferreira Lima me fez em Braga)
4º Sino
Nota Musical:
DO#
Modelo:
Antigo ou Gótico
Diâmetro:
0.35 m
Peso (aproximado):
25 Kg
Ano de fundição:
1816
Imagens:
Nossa Senhora das Dores + Crucifixo
Inscrições na linha superior:
“ * IHS * MARIA * JOZE “
(Jesus Cristo * Maria * José)
Inscrições na linha inferior:
“ 1816”
Sinete do fundidor:
“JOSEPHUS FELIS PEREIRA SANCTUS ME FECIT BRACHARAE”
(João Feliz Pereira Santos me fez em Braga)
Sabe se os sinos da sua Paróquia estão em bom estado de conservação?
O bom estado de conservação dos sinos é importante não só para a preservação do património, mas sobretudo por questões de segurança. As nossas equipas realizam deslocações gratuitas para estudos, diagnósticos especializados e orçamentação. Solicite-nos o seu orçamento.